sexta-feira, 24 de julho de 2009

Em um ano, Telefônica e Embratel tiram 7% do mercado da SKY de DTH.

O crescimento da tv por assinatura no Brasil é uma realidade de uns 2 a 3 anos atrás. Com o crescimento da classe média, se tem consumido mais produtos que antes seriam considerados não-essenciais, incluindo-se aqui, também, a tv paga. Mas esse crescimento era restrito a, praticamente, duas operadoras, que monopolizavam o segmento até então: a Sky e a Net (não por acaso empresas que tem como parte o grupo Globo).

Pois bem, parece que está sendo modificada, mesmo que timidamente. O site TeleSíntese informou que, em um ano, a Telefônica (operadora de tv paga somente atuante em Sao Paulo) e a Embratel já abocanharam 7% do mercado que a Sky tinham, justificando, assim, a estratégia, postada aqui inclusive, que união de forças com a GVT. é ficar atento, agora, para as estratégias que a Sky se utilizará (se isso ocorrer) para conter tal avanço.

A matéria, na íntegra, você lê abaixo:

"O acordo anunciado esta semana pela GVT e Sky não é apenas uma alternativa para a operadora fixa ingressar no mundo do conteúdo audiovisual. É também um movimento de defesa da operadora de TV por assinatura. É o que se pode auferir a partir dos números da Anatel. Conforme a agência, em maio de 2009 a operadora A Telecom (da Telefônica) já possuía 13,65% do market share dos serviços de TV paga via satélite, contra 6,91% de maio de 2008. E a Embratel, que lançou os serviços apenas em dezembro do ano passado, já aparece em maio deste ano com 3,79% do market share. A Sky, por sua vez, que reinava quase absoluta neste segmento diminuiu sua participação de 87,20% para 80,24% no mesmo período.

A participação de mercado da DTHi confirma ainda mais a força da concessionária sobre qualquer outro serviço de telecomunicações. Conforme a Anatel, em maio do ano passado a DTHi tinha 5,01% do mercado de TV paga por satélite, fatia conquistada com a parceria firmada com a própria Telefônica. O término dessa parceria provocou uma queda brusca na atuação dessa operadora, que hoje só conta com 0,48% de market share. A outra operadora independente das concessionárias, a Modelo Paulista, continua com um desempenho bem modesto: tinha 0,88% do mercado em 2008 e tem hoje 1,83%.

Conforme a agência, em maio o serviço de TV paga fechou com 6,8 milhões de assinantes, dos quais 60% na tecnologia do cabo (4,038 milhões); 34% DTH (2,092 milhões) e MMDS, com 6% (388 mil). O número de assinantes de MMDS, por sinal, está caindo. Em 2008 eram 397 mil assinantes."


Fonte: http://www.telesintese.ig.com.br/index.php?option=content&task=view&id=12571&Itemid=10

Nenhum comentário:

Postar um comentário