domingo, 6 de dezembro de 2009

Novidades no mercado de tv paga


Esta foi uma semana com novidades no mercado de tv por assinatura. Os novos pacotes da Sky, que tanto tem dado o que falar, e o fim da obrigatoriedade da venda casada da HBO com os canais da Rede Telecine foram os assuntos de agitaram a semana. Inclusive, o site Vcfaz.net foi muito feliz na sua avaliação mensal, na coluna "Mandou bem, Mandou mal". Vamos aos comentários, então.

Primeiro a boa notícia: durante de anos o assinante de tv por assinatura, para adquirir os canais HBO e Cinemax, era obrigado a também assinar os Telecine. Uma verdadeira afronta, que encarecia os pacotes e que não tratava, igualitariamente, os canais de filmes, o que fazia com que os canais HBO fossem desmerecidos. Hoje, com o fim da obrigatoriedade, os assinantes poderão adquirir o grupo de canais da rede norte-americana mais facilmente. Assim, o consumidor terá mais e melhores opções devido, sobretudo, ao estímulo da concorrência, que, invitavelmente, proporcionará uma maior disputa entre as redes, com a perspectiva de melhores lançamentos, menores preços, entre outras possibilidades.

A outra novidade semanal veio da operadora Sky, e na minha opinião foi, mais uma vez, a prova do descaso como a Sky vem tratando seus clientes (até Lula tem reclamado dela, segundo a revista Veja, mas por outros motivos). Pela segunda vez em um ano, operadora lança novos pacotes e combos, os idiotas serviços 2010. O desserviço desta vez foi que, com estas novas bobagens, a Sky encarece o serviço (o pacote completo em standard definition custa módicos R$ 224,00 - quase meio salário mínimo; em HD o pacote completo custa R$ 299,00 - na NET São Paulo o pacote mais caro em HD, incluindo Telecine e HBO em HD custa R 244,,0) e retira canais (só lembrando que o Eurochannel sai no final deste ano - conversando com uma amiga, que não tem tv paga, só falando das benesses do Eurochannel, ela se apaixonou, imagine assistindo...).

Eu sinceramente não sei o que está acontecendo na Sky. Em fóruns e no Orkut, alguns assinantes já propõe o impedimento do Bap, presidente da operadora. Sinceramente: a Sky de hoje longe passa da Directv e da Sky passadas. Essa modificação de pacotes mesmo, criando um a cada momento: isso dá um verdadeiro nó na cabeça do assinante. Antes havia a justificativa de incluir canais, pois o reajuste anual da mensalidade equivaleria ao aumento e justificaria, ao menos em tese e para alguns, o crescimento do valor. O assinante, em um ano, repise-se, tem novos pacotes e combos, sem nenhuma grande mudança, com elevação de preços. Isso é mesmo muito estranho. É dar um tiro no pé, pois, recorde-se, 2010 vai ser o ano da chegada sa OiTV em mais estados (senão todos), o fortalecimento da Via Embratel... Isso só falando em DTH. A Sky trilha um camino diverso dos concorrentes e de todo o mundo: caminha em direção as classes A e B, quando o motor do crescimento econômico e mundial é a C e, e menor medida, mas fortalecendo, a D.

Bom, foi isso. Abraços para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário