terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ESPN norte-americana vai estrear canal 3D na Copa do Mundo

Fonte EBand

O canal de esportes da TV por assinatura ESPN vai começar a transmitir imagens em 3D a partir da Copa do Mundo da África do Sul, no dia 11 de junho. Segundo o jornal USA Today nesta terça-feira (5), a emissora vai exibir o torneio com a tecnologia nos Estados Unidos (onde o futebol não é popular), para depois começar a fazer o mesmo em outros eventos esportivos como os X Games de verão (esportes radicais), NBA (a liga norte-americana de basquete) e basquete e futebol americano universitários.


Segundo o jornal norte-americano, o canal ESPN 3D espera exibir ao menos 85 eventos esportivos ao vivo durante o primeiro ano. Quando não houver jogos, o canal não exibirá nenhuma programação adicional, deixando a tela em preto. A emissora se comprometeu com a rede 3D até junho de 2011. "Vamos verificar a viabilidade disso assim como fazemos com todos os nossos negócios", disse Sean Bratches, vice-presidente executivo de vendas e marketing da ESPN.

A transmissão em 3D só será possível com uma maior oferta de TVs capazes de reproduzir a tecnologia, entretanto. Muitas delas deverão ser apresentadas na feira de eletrônicos de Las Vegas, a CES 2010, que começa na quinta-feira (7). Também são necessários os óculos especiais para ver as imagens tridimensionais. Outro porém é que talvez seja necessário novos set-top boxes para converter o sinal, o que poderá custar mais no pacote de assinatura.

A ESPN tem testado transmissões em 3D há mais de dois anos, inclusive ao vivo. Eventos assim demandam um equipamento específico, o que deixa tudo mais caro - câmeras em HD não necessariamente conseguem capturar imagens tridimensionais. Se estiverem transmitindo um evento normalmente em alta definição, precisam contratar um segundo time de técnicos e operadores, com diferentes anunciantes, para a transmissão em 3D.

A DirecTV deverá lançar um canal 3D na CES, assim como mais 200 canais em alta definição. A tecnologia tridimensional na Copa do Mundo de 2010 foi resultado de uma parceria entre a Sony e a Fifa anunciada em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário