quinta-feira, 1 de abril de 2010

Fox cria site de protesto e sugere que assinante deixe Sky

Por Daniel Castro

Os canais da Fox exibem desde a semana passada mensagens que têm intrigado os assinantes de TV paga. Legendas durante a programação convidam a reclamar para a operadora da qual é assinante e a visitar um site. O texto chega a ser agressivo, prenunciando o que pode ser uma das maiores disputas da história da TV paga nacional.
O site, intitulado Quero Fox, questiona se o assinante não tem séries com 24 Horas, Glee e Os Simpsons e pergunta: “Então, por que você tem uma TV por assinatura?”. Logo abaixo: há o seguinte texto:

Jack Bauer virou arma da Fox para se manter na Sky
“Os canais do grupo Fox (Canal Fox, NatGeo, Canal FX, Studio Universal, Fox Life, Sci-Fi, Speed, Fox News, Fox HD e NatGeo HD) estão disponíveis em toda América Latina através de mais de 1.000 distribuidores. Lamentavelmente, não foi possível entrar em acordo com um desses distribuidores apesar das nossas repetidas tentativas e prorrogação de prazos.
Se você deixou de receber os canais mencionados acima, recomendamos que você ligue para a sua operadora de TV paga e exija que eles voltem a transmitir os canais o quanto antes. Quanto mais ligações a sua operadora receber, mais rapidamente o problema será resolvido.
Além disso, reiteramos que os nossos canais se encontram disponíveis em diversas operadoras concorrentes.”
Trata-se, evidentemente, de uma tentativa de usar o assinante como ferramenta de pressão contra alguma grande operadora. O texto sugere claramente que o telespectador mude de operadora, caso a atual deixe de carregar os canais Fox. Mas que operadora é essa?
O blog procurou a Fox no Brasil. A subsidiária disse que quem informa sobre o assunto é a Fox Latin American Channels. O blog então enviou cinco perguntas para a Fox Latin American. Na última sexta, recebeu a seguinte resposta:

Elenco de Bones, série citada no site de protesto da Fox contra a Sky
“A Fox Latin American Channels (FLAC) ainda está em negociação. Por isso, com o intuito de preservar as empresas neste momento, não é possível fornecer mais informações ou mencionar os nomes dos envolvidos.
Mas, dado nosso compromisso permanente com os telespectadores, temos a obrigação de avisá-los que a continuidade da transmissão de nosso sinal pode ser afetada caso as empresas não cheguem a um acordo.
A Fox apoia o desenvolvimento do mercado de TV por assinatura na América Latina e defende acordos que beneficiem as partes envolvidas e negociações que assegurem condições justas e equilibradas para todos os participantes e distribuidores da indústria.
Esperamos chegar a uma solução no decorrer da próxima semana.”

Até a nova Glee entrou na "briga" da Fox com a Sky
O blog, contudo, apurou com várias fontes do mercado de TV paga que a operadora com a qual a Fox está “brigando” é a Sky, a segunda maior do país, com cerca de 2 milhões de assinantes. As duas empresas estão em um impasse na renovação acordos de distribuição de canais para a América Latina (e não só Brasil). A Fox não está satisfeita com as condições impostas pela Sky.
Procurada, a Sky também alimentou o mistério. Disse que não está havendo negociação de renovação de contratos com a Fox.
Curiosamente, Sky e Fox já pertenceram ao mesmo dono, o magnata australiano Rupert Murdoch. A News Corp, de Murdoch, era sócia da Globo na Sky, mas vendeu sua participação na operação de TV paga para a América Latina para o grupo Liberty Media.
Ficou com medo de perder seu seriado favorito? Quem conhece bem esse mercado de TV paga diz que não há razão para isso. Que, ao final das contas, as coisas, pelo menos para o telespectador, vão continuar como estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário