terça-feira, 26 de julho de 2011

Segundo ANATEL, tv por assinatura cresceu 13,7% no primeiro semestre de 2011

Com 234,6 mil novos assinantes em junho, o Brasil encerrou o primeiro semestre de 2011 com 11,1 milhões de domicílios atendidos com TV por Assinatura. Nos seis primeiros meses de 2011, foram mais de 1,3 milhão de novos assinantes, o que representa um crescimento de 13,7%.

O crescimento observado em junho representa uma evolução de 2,16% em relação à base de assinantes do mês de maio. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 36,6 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por Assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).

Em junho de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 3,7%, contra um crescimento de 3,3% registrado no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu quase 0,8% em junho, desempenho inferior ao crescimento de 0,9% registrado em maio. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,0% de sua base de assinantes no mesmo período.

Crescimento percentual, por tecnologia, maio e junho de 2011





Como consequência da contínua expansão do DTH, houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por Assinatura em junho deste ano. A participação do DTH atingiu 50,6% da base e a participação dos serviços a cabo representam 46,9% dos assinantes. No final de 2010, no mês de dezembro, os serviços DTH representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 51% de market share, conforme divulgado naquele mês.

Confira no gráfico a seguir a evolução da participação de cada tecnologia na base de assinantes no primeiro semestre de 2011:

Participação de cada tecnologia no setor de TV por Assinatura, dezembro de 2010 e junho de 2011
Seguindo a tendência observada ao longo de 2010, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário