quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lucro da Telesp registra leve queda no primeiro trimestre

A Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telesp), subsidiária da Telefônica, registrou lucro líquido de R$ 482,6 milhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado representa uma queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a empresa obteve um lucro de R$ 488,7 milhões.

A receita operacional líquida da operadora subiu 2,5% na comparação anual entre trimestres, passando de R$ 3,86 bilhões para R$ 3,96 bilhões. O Ebitda, porém, caiu 2,8% em um ano, baixando de R$ 1,53 bilhão para R$ 1,49 bilhão. A margem Ebitda no primeiro trimestre deste ano foi de 37,6%, ou 2,1 pontos percentuais abaixo da verificada no mesmo período de 2008.

O Capex consolidado da companhia entre janeiro e março foi de R$ 405,3 milhões, montante 5% maior que o investido no primeiro trimestre do ano anterior. Boa parte foi destinada à expansão da rede, especialmente para a prestação de banda larga.

Operação

Ao fim de março, a Telesp tinha 11,58 milhões de linhas em serviço. Isso significa uma redução de 2,9% na base em comparação com março de 2008.

Em banda larga, por outro lado, a operadora conseguiu um bom resultado. A base de clientes do Speedy aumentou 22,7% em 12 meses, passando de 2,16 milhões para 2,65 milhões de assinantes. No primeiro trimestre do ano, o crescimento da Telesp em banda larga foi de 4%.

Em TV por assinatura, a quantidade de usuários da companhia subiu 78,4% no mesmo intervalo, saltando de 280 mil para 500 mil clientes. Nos três primeiros meses do ano, o crescimento da empresa em TV por assinatura foi de 6,4%.

Note-se que a principal concorrente da Telefônica, a Net Serviços, está crescendo em ritmo um pouco mais intenso no primeiro trimestre. No serviço de voz, a Net cresceu 14% no período, para 2 milhões de clientes. A base de usuários banda larga da Net cresceu quase 11% e já está em 2,45 mihões. O serviço de TV paga da Net cresceu 9% no primeiro trimestre e está em 3,35 milhões de usuários. As duas operadoras, contudo, não concorrem entre si em todas as cidades em que atuam.


http://www.paytv.com.br/News.asp?ID=129459

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