sábado, 21 de novembro de 2009

Sobre os comerciais na tv paga


Durante conversa no intervalo do trabalho, mais especificamente no almoço, o debate verteu-se sobre a tv por assinatura. Eu, atento, escutava meus colegas até que alguém disse que concordava com a existência de comerciais na tv paga. Como se diz no diz no Direito, peço vênia para discordar do pensamento . Na tv por assinatura não pode haver comerciais. Não, sob hipótese alguma, salvo as propagandas internas, como no caso dos canais de filmes que, entre a exibição de um filme e outro, apresenta as próximas estreias.

Esse pode ser um pensamento um tanto radical, se se fizer uma leitura apressada. Mas, pense bem: se você assina um seviço de tv por assinatura, você, tacitamente, está renunciando ao modelo de tv aberta, não é mesmo? Ao modelo na qual você não paga pelo que assiste, mas, em compensação, deve assistir aos comerciais exibidos.

Pois bem. Se você paga uma mensalidade por um serviço de tv, esta prestação deve ter como finalidade precípua de (1) sustentar a programação e (2) gerar o lucros e cobrir os custos das operadoras. Ora, se você já sustenta o serviço com a mensalidade, por que, mesmo pagando, você deve assistir comerciais? Não seria uma cobrança dupla?

Um exemplo, de arremate, tavez possa ajudar na compreensão: imagine que você vai ao cinema assistir um bom filme, acompanhado (ou não) com a pessoa que mais gosta. Compra ingressos, pipoca, refrigerante, um chocolate talvez e se dirige a sala de exibição. O filme começa e lá pelo meio do filme, quando a história já está bem construída na sua mente, em uma das melhores cenas, você se depara com uma propaganda interrompendo o filme assustadoramente. Contra sua vontade e para sustentar os bolsos de quem fez ou de quem exibe o filme. Você gostou? Claro que não. Pois é, no Telecine Pipoca é assim: o filme é interrompido, bem no meio. E eles ainda afrmam que lá passa o melhor do cinema... Paciência!

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