quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Enquetes


Retorno à estas linhas, rapidamente, para comentar sobre as duas enquetes que foram encerradas ontem, pesquisas que estavam postadas aqui no blog relacionadas a tv por assinatura. A primeira versa sobre as vinhetas dos canais premium em HD, Telecine e HBO; a outra sobre os pacotes básicos das operadoras.

Foram 60 pessoas que responderam a enquete "Qual a melhor vinheta dos canais premium?". Um bom número, considerando-se a segmentação social tão forte do serviço de tv paga no Brasil. Como resposta, tivemos 65% optando pelo grupo HBO e 35% para a vinheta da rede Telecine. Meu pensamento é o seguinte: mesmo sendo um canal de segmentação premium que tem sofrido muitas críticas dos assinante, em especial devido a alta taxa de repetição dos filmes e a grande demora em passar estréias, as vinhetas da HBO são fortes e impactantes. Lembro-me de algumas, antigas, que o Walker Blaz fazia... Lá nos anos 90, creio eu, que até hoje guardo na memória de tão bem feitas e construídas. As chamadas da HBO, na minha sincera opinião, são fortes e chamam a atenção dos assinantes. As produzidas pela rede Telecine tem melhorado atualmente, mas falta um "que", um locutor mais podente e mais recursos visuais. Taalvez, neste sentido, a vinheta da HBO tenha sido vencedora.

Com relação a segunda enquete... Penso que ser consagrou o que os assinantes tem pensado e sentido do mercado de tv por assinatura. De 113 cliques, o pacote básico da Oi foi eleito o melhor por 49%. Os demais colocados foram a Via Embratel (30%), Sky (15%) e, por fim, a NET (4%). Aqui tenho que fazer uma errata: faltou incluir o pacote da Telefônica Tv Digital... Prometo que reabrirei a mesma enquete, daqui a certo período de tempo para corrigir esta omissão e, também, ampliar o leque de pessoas que poderão participar.

Pois bem. Por que a Oi ganhou? Na minha sincera opinião, por preço. A Oi conseguiu provar que é sim possível ofertar um serviço com bons canais pagos de tv por assinatura com bons preços sem ser subversiva a Globosat. E, conforme relatos aqui já postados, essa estratégia tem dado certo: a Oi está vendendo que nem banana nos Estados onde tem atuado. E é justamente neste ponto que gostaria de criticar: erra a Oi em lançar o seu serviço tão lentamente. Uma empresa multinacional como é deve ampliar já para todo o país seu serviço, melhorando, consequentemente, a concorrência. O ponto negativo é a Sky. Cobrar R$ 84,90 por pouquíssimos canais pagos é, como disse um colega em um fórum, se achar a última bolacha do pacote... Gostei dessa expressão.

Bom, esse é meu pensamente. Um ótimo 2010 para todos. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário