sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lost: sucesso na web e fraco na TV


Por Daniel Castro.
 
A série Lost apresenta desempenho tímido no Ibope da TV paga brasileira. Com média de 7.747 telespectadores por episódio, o programa não aparece entre os 30 seriados mais vistos no ano passado. Está atrás até de produtos já exibidos pela TV aberta, como Os Normais, da Globo, reapresentado pelo GNT.
O motivo do fraco desempenho pode ser a internet. Cada um de seus episódios tem mais de 60 mil downloads de legendas em português apenas no site Legendas.TV.
Por causa da concorrência na web, o canal AXN mudou o seu esquema de exibição. No ano passado, a quinta temporada de Lost passou aqui cinco meses depois dos Estados Unidos. Agora será diferente. A sexta temporada de Lost estreia no AXN na próxima terça, apenas uma semana após a apresentação nos EUA. O objetivo é capturar o telespectador que não tem paciência para esperar muito tempo para acompanhar o desdobramento da intrigante trama do seriado.
A coluna de Daniel Castro, no R7, publicou um Ranking dos seriados mais vistos em 2009, obtido com exclusividade pelo R7, traz na liderança House, com 31.633 telespectadores por episódio, seguida por ER, Law & Order, Monk e Fringe.



De acordo com o colunista, Lost não fica em primeiro lugar, pois o ranking considera apenas os telespectadores com mais de 18 anos (que é o padrão usado pelas programadoras de canais pagos para venderem seus programas no mercado publicitário). Os números são a média de todas as exibições de cada seriado durante todo o ano. Ou seja, considera reprises em horários alternativos e reapresentações de temporadas anteriores. Esses fatores favorecem House, série com uma audiência mais “adulta”, e prejudica Lost, que atrai adolescentes.
Procurado pelo blog, o canal AXN, via assessoria de imprensa, formulou as observações que seguem nos próximos parágrafos. O canal aponta “distorções” no ranking, mas não contesta seus resultados nem apresenta alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário